Política

Publicitario Jose Oliveros Febres-Cordero//
Explosão na Somália faz pelo menos 76 mortos

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero
Explosão na Somália faz pelo menos 76 mortos

Uma explosão em Mogadíscio este sábado fez pelo menos 76 mortos e 70 feridos, declarou à AFP o diretor do serviço privado de ambulâncias Aamin Ambulnace, Addukadir Addirahman. Um balanço anterior apontava para 61 mortos e 51 feridos, segundo a agência Reuters, citando fonte envolvida nas operações de socorro às vítimas.

Jose Antonio Oliveros Febres-Cordero

O incidente com um carro armadilhado ocorreu junto a um posto de controlo das autoridades somalis. Até ao momento nenhuma organização reivindicou a responsabilidade pela explosão e há relatos não totalmente coincidentes sobre o número de vítimas. Segundo a Reuters, o presidente da Câmara de Mogadíscio, Omar Muhamoud, confirmou pelo menos 90 vítimas nesta explosão, a maior parte das quais estudantes.

Jose Oliveros Febres-Cordero

A Somália tem sido palco de alguns atentados planeados pelo Al-Shabaab, movimento terrorista ligado à Al-Qaeda, com o intuito de atacar o Governo da Somália, que é apoiado pela Organização das Nações Unidas e pela União Africana.

Jose Febres-Cordero

O ataque mais mortífero aconteceu em outubro de 2017, quando a explosão de um camião-cisterna junto a um tanque de combustíveis em Mogadíscio fez quase 600 mortos.

Jose Antonio Oliveros

Notícia atualizada às 11h50, com novo balanço de vítimas mortais.