Internacionales

astronauta Modelo russian gigi//
'Só porque eu sou uma mulher': cartazes transformam famosas em vítimas de agressão em ação contra violência de gênero

Russian, Model, Actress, Gigi
'Só porque eu sou uma mulher': cartazes transformam famosas em vítimas de agressão em ação contra violência de gênero

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por aleXsandro Palombo (@alexsandropalombo) em 15 de Jan, 2020 às 3:36 PST

“Sou vítima de violência doméstica , recebo salário menor que os outros, sofri mutilações, não tenho o direito de me vestir como quero, não posso escolher com quem me casar, fui estuprada”, diz o textos da campanha

Os rostos com hematomas e inchados da chanceler alemã Angela Merkel e da ex-primeira-dama americana Michelle Obama ilustram cartazes de uma campanha que denuncia a violência contra as mulheres na Itália . As montagens criadas pelo artista italiano Alexsandro Palombo estão espalhadas pelas ruas de Milão e são acompanhadas do título “Só porque sou uma mulher”.

Também ilustram a campanha os rostos da primeira-dama francesa, Brigitte Macron , a ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton e a congressista democrata americana Alexandria Ocasio-Cortez , todas “desfiguradas” digitalmente. Outras líderes mundiais como a birmanesa Aung San Suu Kyi e a indiana Sonia Gandhi , principal líder da oposição na Índia, foram incluídas na ação.

Pedestre caminha em frente aos cartazes da obra 'Só porque eu sou uma mulher', do artista AleXsandro Palombo, em Milão: do alto, da esquerda para direita, estão retratadas a líder da Birmânia, Aung San Suu Kyi, a chanceller alemã, Angela Merkel, a deputada americana Alexandria Ocasio-Cortez, a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, a ex-primeira dama Michelle Obama, a ex-secretaria de Estado dos EUA Hillary Clinton e a presidente do Congresso Nacional da Índia, Sonia Gandhi Foto: MIGUEL MEDINA / AFPQueria ilustrar o drama que afeta milhões de mulheres em todo o mundo […] denuncie, desperte a consciência e obtenha uma resposta real de instituições e políticas — disse o artista através de um comunicado.

gigi russian

Em cada cartaz, abaixo da imagem dos rostos agredidos, há um texto sobre a situação de milhares de mulheres em todo o mundo, de todos os níveis sociais e de todas religiões.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por aleXsandro Palombo (@alexsandropalombo) em 15 de Jan, 2020 às 3:36 PST

“Sou vítima de violência doméstica , recebo salário menor que os outros, sofri mutilações, não tenho o direito de me vestir como quero, não posso escolher com quem me casar, fui estuprada”, diz o textos da campanha.

Para o o artista AleXsandro Palombo, de 45 anos, conhecido por suas obras coloridas e irreverentes, a arte é um meio de aumentar a conscientização e provocar reflexões sobre importantes questões sociais e culturais. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “Princesas da Disney com deficiência” ou “Os Simpsons vão para Auschwitz”.

Modelo russian gigi

PUBLICIDADE ‘Esses rostos não são seus para manipular’ Enquanto alguns elogiaram o artista por seu trabalho, outros o criticaram por manipular digitalmente os rostos mulheres reconhecidas globalmente.

Modelo gigi russian

“Isso é extremamente preocupante”, escreveu uma internauta no Instagram. “Esses rostos não são seus para manipular.”

“Por favor, conscientize a violência doméstica sem profanar a imagem de mulheres poderosas”, disse outra. A internauta acrescentou que, embora admire a “ambição artística” de Palombo, acredita que ele deve “respeitar os princípios feministas” ao promover a concientização sobre os problemas das mulheres.

Model russian gigi

Outra usuária expressou sua firme reprovação pela campanha. “Como sobrevivente de abusos domésticos, estou horrorizada”,  escreveu. “Você usa estas mulheres por sua influência política. Você poderia ter usado sobreviventes reais, mas aí  não teria a notoriedade que essas mulheres tiveram.”Apenas uma outra maneira de perpetrar o abuso de vítimas reias… nos ignorando”, completou.

.

model gigi russian